Pular para o conteúdo

Como sobreviver na crise?

Já estamos ingressando no 5º (quinto) mês de Pandemia e, ainda, sem perspectivas de que possamos voltar ao tão sonhado “novo” normal.

Muitas empresas brasileiras sofreram um impacto brutal no faturamento em razão da pandemia. Isso pode significar, por óbvio, o fechamento das portas e desemprego OU uma oportunidade de fortalecimento e até crescimento com a implementação de novas metodologias de trabalho, como a migração para o digital.

Diferentes negócios foram impactados de diferentes formas nesse momento, e enquanto alguns setores, como o comércio, turismo e serviços estão sendo duramente sacrificados pelo isolamento social temos outros setores que além de serem menos afetados, possuem real potencial de crescimento, inclusive exponencial se souberem trabalhar corretamente.

Se você se encontra no primeiro segmento empresarial, diante deste cenário algumas perguntas surgem: Será que minha empresa vai sobreviver? Como pagar a folha? E os empréstimos que possuo?

O empresário deve ser criativo neste momento e se utilizar as ferramentas corretas pode sair da crise ainda mais forte do que entrou e entre as medidas de contenção, trazemos algumas que entendemos sejam mais relevantes como opção para escapar da crise.

Existem medidas profiláticas que podem ser adotadas para redução de custos, como a utilização de banco de horas, trabalho remoto, renegociação de contratos, além da análise inteligente das medidas governamentais que garantem a suspensão do contrato de trabalho e redução da jornada de trabalho com redução de salários pelo período de 4 (quatro) meses.

Importa ainda ressaltar que a oferta de crédito “barato” tem crescido durante a crise, de forma a garantir que as empresas possam sobreviver.

No caso de empresas que já estão com alto nível de endividamento as medidas a serem adotadas vão desde um pedido de recuperação judicial até uma revisão e por vezes rescisão dos contratos baseado na teoria da imprevisão.

O importante é usar a criatividade para evitar os efeitos danosos da crise, o empresário brasileiro, empreendedor por natureza, certamente passará por mais este desafio, com inteligência e se reinventando sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *